terça-feira, 1 de julho de 2008

Memória do Futebol Piauiense - Parnahyba Sport Club


O Parnahyba Sport Club completou dia 1º de maio mais um aniversário de sua fundação -95 anos. O Clube fundado a 1º de maio de 1913, por um grupo de jovens desportistas parnaíbanos, tendo a frente o industrial José de Moraes Correia, tinha como vice-presidente o Comendador Ozias de Moraes Correia, como secretário Colibri Alves, tesoureiro Oton Ramos, orador Hilton Lopes, diretor de esportes José Leite e diretor técnico Mário Reis.
As competições, realizadas na época, aos domingos, tinham a ambição de empolgar os torcedores e os clubes participantes lutavam para ser distinguidos como os melhores. O povo já havia decidido. As preferências eram conhecidas. O Parnahyba era o clube de maior torcida.
No ano de 1920, o industrial José de Moraes Correia levou o time ao Rio de Janeiro para disputas e avaliamento. Lá, o desempenho dos nossos jogadores foi dos melhores, ocupando colunas esportivas nos jornais cariocas, destacando-se os atletas Leiteiro, Colibri, Ramos e Mário. Foi a consagração do futebol piauiense e a recompensa por tantos esforços a serviço de um esporte que dava os primeiros passos.
Desativado por algum tempo, por distanciamento dos dirigentes apareceu no ano de 1936, um "salvador" chamado de Pedro Alelaf, atleta e dos melhores, líder de chuteiras, que reuniu outros bons jogadores, como Zé dos Santos,Medeiros,Vavá,Ricardo Lira,Brasilino,Odilon e Aleixo.
O Parnahyba foi reativado, tendo como presidente João Orlando de Moraes Correia, grande desportista e conhecedor profundo das regras e da legislação desportiva. Depois, outros presidentes como: Leônidas Mourão, Nemésio Câmara, Elias Magalhães, Sargento Zomaria, Abelardo Teixeira, Antonio Tutemberg, João Silva Filho, José Caldas e Elias Ximenes do Prado, isto na fase amadorista.
Pelas ligas criadas em Parnaíba, e que também promoviam o Campeonato Piauiense antes da criação da Federação Piauiense de Futebol, o Parnahyba sagrou-se campeão estadual em 1916, 1924/25 (bi), 1927, 1929/30 (bi) e 1940.
Quando o Campeonato Estadual passou a ser promovido pela Federação Piauiense, o time mais antigo ficou fora das disputas, limitando-se a jogar os certames da cidade de Parnaíba, onde também ganhou vários títulos, dentre eles os de 1941/42 (tri, pois ganhara também em 1940), 1944/45/46 (tri), 1954, 1961, 1965 e 1967.
Em 1969, já como equipe profissional, o Parnahyba voltou a disputar o Campeonato Piauiense. Numa nova fase, chegaria ao melhor momento da sua história com o recente tricampeonato conquistado em 2004/05 e 2006, o que dá ao Tubarão a condição de, ao lado do River, ser o time piauiense que conquistou mais títulos no século XXI. Nesta fase profissional, também é importante registrar os vice-campeonatos obtidos em 1976 e 2003.
Entre outros troféus conquistados na fase profissional, destacam-se os do Torneio Governador Alberto Silva (1988) e Taça Estado do Piauí (2004). Com o título estadual de 2005 o Tubarão orgulha-se de ser o "Campeão do Centenário do Futebol Piauiense", título simbólico alusivo aos 100 anos do futebol no Piauí, completos em 2005.

Artilheiros

Na época do amadorismo os registros, infelizmente, ficam devendo à História, pois não termos como nominar, com exatidão, os principais goleadores do Parnahyba durante o período que vai de 1913 a 1968, antes de o time disputar sua primeira temporada como profissional. A partir de 69, porém, vários nomes ainda são lembrados, como os dos pernambucanos Xixinó (1969), Paulo César (1976) e Hélio Rocha (1976 e 1977), Santos, Teté (1972), Mota (1979/80), Sousa (1981), Washington (1989), Valdomiro (1994) e Cristóvão (2006), para citar alguns nomes.

Campeões do Século XXI

2004 - Rodrigues, André, Wellington (goleiros), Jadilson, Puxa, Eridon, Marcelão, Marcelo Sabiá, Júnior Juazeiro, Toni, Gildázio, Alcimar, Cipó, Jean Maranhense, Danilo, Ednardo, Acácio, Alessandro, Cleiton Cearense, Damisson, Dindô, Franciélio, Gleyson, Jamerson, Marcelinho, Marreco, Rogers, Sibiraba e Totonho. Técnicos: Nelson de Oliveira Mourão e Flávio José Araújo.

2005 - Rodrigues, Filho, Everaldo (goleiros), Ivan, Alex Costa, Eridon, Marcelo Sabiá, Totonho, Ivair, Marreco, Kiko, Ednardo, Danilo, Maurício Pantera, Jean, Gildázio, Sibiraba, Lalá, Zé Carlos, Puxa, Deusinho, Alessandro, Dudu, Robert, Zé Carlos Juazeiro, Zé Maria, Delanio, Givanildo, Horácio, Toni e Esquerdinha. Técnicos: João Maria da Mota e Flávioi José Araújo.


2006 - Claudevan, Ribamar (goleiros), Roberto Bahia, Puxa, Eridon, Esquerdinha, Jonas, Daniel Sobralense, Totonho, Alessandro, Kiko, Wanderley, Gildázio, Cristóvão, Ivair, Israel, Raniel, Lima, Júlio César, Faéco, Alcimar, Cláudio, Mazinho Brasília, Da Silva, Izael, Jamerson, Gilson Costa e Danilo Pitbul. Técnicos: Edson Leivinha e Oliveira Santos Lopes (Oliveira Canindé).

Time vice-campeão de 1976.



"Oh! Parnaíba teu nome exprime em nosso peito ardor sublime! "

A primeira estrofe do Hino do Parnahyba Sport Clube, com letra de R.Petit e música de Ademar Neves. No ano do centenário de Parnaíba, 1944, o hino com ligeiras modificações, passou a ser "canção da Parnaíba no Governo Lauro Correia”.

Escudos


O Escudo do Parnahyba passou por diversas mudanças até chegar ao formato atual, porém as mudanças não foram tão significativas.
O escudo atual é utilizado desde o início da década de 90. As duas estrelas representam a conquista tão esperada do BI-Campeonato Piauiense conquistado em 19/07/2005 no estádio Albertão em Teresina-PI contra o time do Piauí Esporte Clube com vitória de 1 x 0.

O Campeão do Torneio “Alberto Silva"

Com uma campanha memorável, onde em sete partidas venceu cinco e empatou duas, o azulino praiano conquistou invicto o título de campeão do Torneio Alberto Silva, no dia 21 de abril de 1988. Naquela oportunidade, Pedro Alelaf era o presidente e ficou muito orgulhoso pelo feito praticado dentro de campo, na vitória maiúscula sobre o Tiradentes em duas ocasiões: 2 x 1 em Parnaíba e 3 x 0 em Teresina, estádio Albertão. O troféu é uma das relíquias vivas do museu Pedro Alelaf.

O Torneio Alberto Silva foi à época uma espécie de Torneio Início do Campeonato Estadual promovido pela Federação Piauiense de Desportos (hoje Federação de Futebol do Piauí), de onde reuniu as seguintes equipes do futebol profissional - River, Flamengo, Tiradentes, Auto Esporte, Piauí (Teresina), Parnahyba, Payssandu, 4 de Julho, Comercial e Caiçara (Interior). E por incrível que possa aparecer, dos times da capital apenas o Tigrão da PM se classificou para disputar o título de campeão.
Depois, quando foi para o Estadual, o azulino não fez feio. Muito pelo contrário, no primeiro turno derrotou o Comercial (1 x 0), empatou com o Payssandu (1 x 1), perdeu para o Caiçara (1 x 0) e 4 de Julho (1 x 0), não se classificou. No 2º turno, ganhou do Comercial (2 x 1), empatou com o Payssandu (2 x 2), empatou com o 4 de Julho (0 x 0) e venceu o Caiçara (3 x 0), passando à decisão do quadrangular. Os resultados foram: 0 x 0 Flamengo e Flamengo 2 x 0. E para o 3º turno, o Parnahyba começou perdendo de 2 x 1 para o Caiçara, empatou de 1 x 1 com o 4 de Julho, derrotou o Comercial por 3 x 0 e venceu o Payssandu por 1 x 0, indo novamente para a decisão do quadrangular, onde desistiu de participar e perdeu os dois jogos contra o próprio Flamengo por W x 0.

Nenhum comentário: